sexta-feira, maio 05, 2006

A luta continua

Como o CONSCIENCIA-UNIDADE-RESISTENCIA-LUTA não é visitado por ninguém este é um texto em que irei falar para mim próprio, não descurando nunca a hipótese de mais alguém deitar aqui um olho.

Por manifesta falta de tempo e - mais importante - por não querer deixar textos a meio ou escritos sem um mínimo de preparo, dependendo de inspiração e disposição, que nem sempre se deixam usar, os textos ainda não abundam apesar das ideias fervilharem.

Entretanto - e para não ter o blog completamente em branco - fui publicando fotografias das jornadas de luta que vão acontecendo neste país por estes tempos. Concordo que já se torna massudo e isso também me leva a apressar a escrita deste texto. No entanto enquadra-se plenamente no objectivo central deste espaço de reflexão. Trata-se mesmo de uma das peças chave do que aqui se pretende. Relembre-se a descrição feita do que se pretende - 'Este é um blog ideológico mas as idéias só são úteis quando representam reflexões sobre a realidade cujas conclusões tem um sentido prático de transformação positiva dessa mesma realidade'.

Estas manifestações de massas de trabalhadores e populações correspondem a aplicações práticas das idéias que aqui se pretende que fiquem escritas. Isto é, correspondem á luta pela transformação da realidade por aqueles que mais são prejudicados e injustiçados nesta ordem social, política, económica e cultural existente no presente. Mas a luta e concretamente a luta de massas não cresce nem se desenvolve se as massas não forem conscientes. Conscientes da sua condição de classe trabalhadora e explorada por uma minoria dominante, conscientes que só unindo esforços e com todos a puxar para o mesmo lado é que se consegue resitir. Resistir á grande ofensiva imperialista da Burguesia capitalista reinante. Em Portugal o PS no Governo está a cumprir o seu papel. Mais se dirá sobre o assunto em textos futuros.

Mas se a prática e a realidade objectiva, no decurso da História dão razão a esta concepção do mundo, do Homem e da Sociedade, a concepção de Marx, Engels e Lenin, que nada inventaram, antes fizeram um estudo rigoroso, complexo, profundo e coerente, uma análise objectiva e cientifica em todos os aspectos da realidade em que viveram, da História da Humanidade, relacionando-as dialecticamente, para chegarem a conclusões universais - leis cientificas - sobre a organização económico-social do homem, a sua evolução histórica e o seu previsivel curso futuro.

Falaremos então de como se conseguirá consciencializar as pessoas, de como conseguir criar a união de quem trabalha e é explorado contra quem lhes impõe a desigualdade e a injustiça, a pobreza, a fome, a miséria e a doença de milhões e milhões, quando, por exemplo, as OPAS no país que Portugal é atingem somas astronómicas e os lucros da banca, principalmente, sobem desmesuradamente. Claro que quem trabalha aperta o cinto.

Falaremos da actualidade, mas nunca a entenderemos bem se não entendermos o passado. Conhecer a história - a verdadeira - é fundamental para entendermos a nossa actualidade. Para entendermos porque é que é a luta de massas o motor dessa mesma História - uma das leis da evolução social. Para sabermos quais as tranformações por que já passou a Humanidade de modo a percebermos como transformar a nossa realidade.

Falaremos de factos, autores, correntes de pensamento do passado e do presente.

E iremos embrenharmo-nos em tal corrente de idéias, que espero virem a contagiar cada vez mais gente. Para que cada vez mais gente conheça o mundo em que vive e do que nele se passa, conheça também o passado, não estaticamente, mas sempre em dialética com o presente.

Se isto acontecer, teremos dado uma ajuda a que cada vez sejamos mais a intervir na vida social, cultural, política, laboral. Que cada vez sejamos mais a lutar com coerencia e de uma forma revolucionária contra o capital e a burguesia ditadora.

Para que se transforme a sociedade, para que todos possamos decidir em conjunto a nossa vida em sociedade.

A luta continua...

1 comentário:

Dijambura disse...

Pelos vistos fui a primeira leitora mas espero que haja muito mais gente a visitar o blog posteriormente! Gostei muito do conteúdo e tb eu acredito na transformação do mundo pelo marxismo! Força!